Uma das regiões mais fartas em enoturismo é certamente o sul do país. A Serra Gaúcha tem mais de 200 vinícolas e vinhedos em seu território, de onde saem os mais diferentes tipos de marcas. Há chances de aproveitar as degustações gratuitas durante o ano todo em cidades como Garibaldi, conhecida como a capital do espumante, Gramado e também Caxias do Sul.
No período de janeiro a março é possível acompanhar a Vindima (processo de produção do vinho), desde os primeiros passos que é a colheita até os procedimentos internos. As visitas guiadas por enólogos são bastante produtivas, com degustações de espumantes e vinhos, vendas à varejo e algumas contam até com deliciosos jantares temáticos.
Baseado no anuário dos melhores vinhos brasileiros premiados em 2015, muitos prêmios foram para o Sul. Em Bento Gonçalves, as opções são inúmeras, especialmente no Vale dos Vinhedos. São mais de 30 vinícolas diferentes, como a vinícula Aurora, a maior do país e tem 500 títulos internacionais. Na mesma cidade, há ainda outras vinícolas premiadas e famosas, como a Cave de Pedra, Salton, Casa Valduga, Miolo e Chandon.
Localizado a aproximadamente 120 quilômetros de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
De acordo com a mitologia romana, Baco ao tornar-se adulto descobriu a forma de extrair o suco da uva e produzir o vinho. Baco era o deus do vinho, das festas, do prazer e do lazer.
Nosso roteiro turístico propõe exatamente as experiências vividas por Baco. Nessa região do Rio Grande do Sul, o turista encontrará mais de 30 vinícolas, que produzem bebidas de qualidade internacionalmente reconhecidas.